Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Docentes
Início do conteúdo da página

Docentes

Published: Wednesday, 23 October 2013 21:37 | Last Updated: Thursday, 02 March 2017 15:30

Alexandre Bernardino Costa

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Foi Decano de Extensão da Universidade de Brasília. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Direito da UnB. Membro fundador do Instituto de Pesquisa em Direitos e Movimentos Sociais, e editor chefe da revista ” Insurgência “.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino jurídico, direito, estado democrático de direito, reforma curricular e novos movimentos sociais. Professor do curso de Pós graduação em direito da Faculdade de Direito da UnB. É membro do Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos da Universidade de Brasília, onde ministra aulas das disciplinas de Direito Achado na Rua e Métodos de Técnicas de Pesquisa no Mestrado em Direitos Humanos. É coordenador do Grupo de pesquisa ” Movimento Direito ” e integra outros grupos de pesquisa no país. Professor do PPGDH/CEAM linha 02.

 

 

 

Ela Wiecko Volkmer de Castilho

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (1986). Como procuradora da República, atuou em Brasília, Curitiba e Florianópolis. Participou dos Conselhos Penitenciários do Paraná e de Santa Catarina. Atendeu as PRM de Joinville, Joaçaba e Chapecó. Em 1992, foi promovida por merecimento a Subprocuradora-Geral da República. Foi Coordenadora de Defesa dos Direitos Humanos e do Cidadão e Secretária-Adjunta da Secretaria de Defesa dos Interesses Individuais e Coletivos. Integrou a Delegação Brasileira à Conferência Mundial de Direitos Humanos e participou do Comitê Nacional de Preparação à IV Conferência Mundial sobre a Mulher. Foi membro do Conselho Superior do MPF em dois biênios, tendo exercido a secretaria executiva. Exerceu a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão por dois mandatos. Foi presidente de Comissão para a implantação da Ouvidoria-Geral do MPF. Integrou a Comissão de Estudos do MPF sobre Combate ao Crime Organizado e à Violência e, no âmbito da Escola Superior do Ministério Público da União, a Subcomissão de Estudos sobre Cooperação Jurídica Internacional. Representou o MPF em diversas Comissões, Conselhos, Grupos de Trabalho, Delegações, como, por exemplo, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Conselho Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, no Conselho Deliberativo do Programa de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas, no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, no Grupo de Trabalho para a formulação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Grupo de Trabalho para a elaboração de projeto de lei de definição de crimes e penas para implementação do Estatuto de Roma. Professora do PPGDH/CEAM linha 02.

 

 

 

Jose Geraldo de Sousa Junior

Doutor em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Faculdade de Direito da UnB (2008). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1973), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (1981). ). Ex- Reitor da Universidade de Brasília, período 2008-2012, é Membro de Associação Corporativa - Ordem dos Advogados do Brasil - da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, cidadania, justiça, direito achado na rua e direitos humanos. Professor do PPGDH/CEAM linha 02.

 

 

 

Menelick de Carvalho Netto

Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), graduado em Filosofia (UFMG) e em Letras (PUC/MG), professor de Direito Constitucional e Teoria da Constituição dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG (1991 a 2005), ex-vice-diretor da Faculdade de Direito da UFMG, coordena o Programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade de Brasília (UNB). Com extensa produção acadêmica, orientador de inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, autor de vários artigos publicados em revistas científicas e da obra A sanção no processo legislativo, além de traduções resultantes de interlocuções com acadêmicos estrangeiros como Rafaelle de Giorgi, Friedrich Müller, Michel Rosenfeld, Chantal Mouffe e Giacomo Marramao. Professor do PPGDH/CEAM linha 02.

 

 

 

Nair Heloisa Bicalho de Sousa

Doutora em Sociologia pela USP, em 1994; Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da USP, em 2010. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1972; Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), em 1978; Atualmente, é Professora do Departamento de Serviço Social, da UnB; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), da UnB; Coordenadora do Núcleo de Estudos para Paz e Direitos Humanos (NEP), do CEAM; Diretora de Pós-Graduação da ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos, Ensino e Pesquisa da ANDHEP) Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH); e Presidente da Comissão para Implementação das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos, da UnB. É também pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ): "Educação em Direitos Humanos", da Faculdade de Educação, da USP; e "O Direito Achado na Rua", da Faculdade de Direito, da UnB. É coordenadora do projeto de extensão do NEP: "Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar"; conselheira editorial da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH), publicada pelo Observatório de Direitos Humanos, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e consultora de Direitos Humanos do Direitos Humanos.net (DHNET). Atua em diversas iniciativas relacionadas à divulgação científica e à organização do ensino e da pesquisa nos seguintes temas: Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Cidadania; Movimentos Sociais; Democracia Participativa; e Sindicalismo. Professora do PPGDH/CEAM linha 01.

 

 

 

Rebecca Neaera Abers

Doutora em Planejamento Urbano - University Of California Los Angeles (1997). Graduada em Social Studies - Harvard University (1988), mestrado em Planejamento Urbano - University Of California Los Angeles (1992).É professora associada do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Ensina e realiza pesquisa sobre as relações entre movimentos sociais e o estado, ativismo e criatividade política, transformação institucional, burocracia, a política da água e os comitês de bacia hidrográfica, e políticas públicas participativas.

 

 

 

Regina Lucia Sucupira Pedroza

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). Pós-Doutora em Sciences de lEducation pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Atualmente é adjunto da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Professora do PPGDH/CEAM linha 01.

 

 

 

Rita Laura Segato

PhD no Departamento de Antropologia Social da Queen?s University of Belfast em 1984. Dirige o Grupo de Pesquisa Antropologia e Direitos Humanos do CNPq e foi Pesquisadora Principal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão na Pesquisa e na Educação Superior (INCTI). Foi professora do Depto, de Antropología da Universidade de Brasília entre 1985 e 2010 e é atualmente professora titular do Depto. de Saúde Coletiva dessa universidade e pesquisadora 1A do CNPq desde 1998. Foi pesquisadora visitante pos-doc do Departamento de Antropologia Social da City University of New York - CUNY em 1992; no Departamento de Antropologia da Rice University, Houston, (1994 - 1995); no Institute for the Research in the Humanities da Universidade de Wisconsin em Madison (1999). Também foi acadêmica visitante na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2003). Ministrou seminários de pós-graduação como professora visitante em diversas universidades estrangeiras. É membro de comissões editoriais de diversas publicações periódicas, entre elas, do Conselho Editorial Internacional da prestigiosa Revista Signs, dos Estados Unidos. Foi co-autora da primeira proposta de cotas para o ingresso de estudantes negros e indígenas na educaçãoo superior do Brasil, e co-autora, com 41 mulheres indígenas de todas as regiões do país, da primeira proposta de ações afirmativas e políticas públicas para mulheres indígenas apresentada como demanda ao governo brasileiro. Colaborou com a FUNAI na série de oficinas realizadas entre 2003 e 2012 junto a mulheres indígenas todo o país, assim como também com organizações de mulheres do México, El Salvador, Guatemala e Nicaragua. Participou como experta no Tribunal de Direitos das Mulheres Viena+20 organizado por Mugarik Gabe e um consorcio de 22 organizações (Bilbao, 2013). Atuou como perita para el Ministério Público de Guatemala para o ?Tribunal de máximo riesgo? que julgou crimes sexuais da guerra repressiva do estado autoritário contra mulheres maya q?eqchi?es (2014 a 2016). Foi juíza do Tribunal Permanente dos Povos para o capítulo México de 2014. Professora do PPGDH/CEAM linha 01.

 

 

 

Sinara Pollom Zardo

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-Doutora no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, com uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES. Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuou como Coordenadora Geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino - Secretaria de Educação Especial (SEESP) do Ministério da Educação no período de janeiro de 2008 a maio de 2010. Atuou como consultora e coordenadora de equipe na Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR) no período de junho de 2010 a fevereiro de 2012. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília - UCB e do curso de Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve estudos e pesquisas sobre: Políticas Públicas de Educação Inclusiva, Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos; Gestão e Organização dos Sistemas de Ensino para a educação inclusiva. Publicou diversos artigos sobre os temas em revistas nacionais (Qualis A1, A2) e em Anais de Eventos Nacionais e Internacionais. Professora do PPGDH/CEAM linha 01.

 

 

 

Vanessa Maria de Castro

Professor at the University of Brasilia, with a PhD in Sustainable Development from the University of Brasilia (2004) with a period of research at the University of Oxford (2003); Master in Education from the University of Reading (1999); Bachelor degree in Geography at the University Center of Brasilia (1992). I assumed various leadership positions at the University of Brasilia since 2005, such as the Deans Chief of Staff, advising the Dean; coordination of specialization and masters degree, among others. I am currently coordinator of the Masters degree in Human Rights and Citizenship, at the Multidisciplinary Center for Advanced Studies at the University of Brasilia. My research focuses on the evaluation of public policies and I have been responsible for various socio-economic studies for the government. I am part of a research group that is working on building methodologies for evaluation of the Brazilian educational system and its impact on society, especially regarding higher education. I have supervised several studies of specialization, masters and doctorate that have had as its focus the evaluation of public policies and their various problems. Also, I have been a member of several defences of specialization, masters and PhD degrees. I have also participated in the selection process of students for postgraduate programs. I research and write about public policies in the following areas: evaluation of public policies, educational policies, income transfer programs, inequality, poverty and human rights.

 

 

 

Wellington Lourenco de Almeida

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2002). Graduado em comunicação (1986), mestrado em Relações Internacionais(1995). Professor adjunto IV na Universidade de Brasília- UnB, no campus de Planaltina-DF na área de ciências sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB e Diretor do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração - CEAG/UnB. Foi Decano de Extensão e chefe de Gabinete da Reitoria (2008-2011) Tem como foco principal de pesquisa e preocupação as tensões do processo democrático no Brasil e America Latina.. Trabalhou 10 anos no Instituto de Estudos Sócioeconômicos - INESC, onde coordenou as áreas de direitos humanos; publicações; cooperação internacional. Foi diretor Executivo do INESC . cinco anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID como especialista em sociedade civil. Foi assessor de programas no Brasil da Organização Não-Governamental Oxfam Internacional.no Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID como especialista em sociedade civil. Foi assessor de programas no Brasil da Organização Não-Governamental Oxfam Internacional. Tem publicações nos seguintes temas: democracia, sociedade civil, Estado, direitos humanos, políticas públicas e organizações não governamentais. Professor do PPGDH/CEAM linha 03.

 

 

 

Debora Diniz

É professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética. É membro do Advisory Committee do Global Doctors for Choice / Brasil. É vice-chair do board da International Womens Health Coalition. Desenvolve projetos de pesquisa sobre bioética, feminismo, direitos humanos e saúde. Foi pesquisadora visitante na University of Leeds, Reino Unido (Gender Studies); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto de Medicina Social); Instituto Oswaldo Cruz (Comunicação, Informação e Saúde); University of Michigan, Estados Unidos (Law Faculty); University of Toronto, Canadá (Law Faculty e Joint Center for Bioethics); Universidade de Sophia, Tóquio (Iberoamerican Institute); Cermes, França (Centre de Recherche, Médecine, Sciences, Santé, Santé Mentale, Societé); University of California at Berkeley, Estados Unidos (Sociology Department); e University of Leiden, Holanda (Department of Anthropology). Integra a equipe do blog Vozes da Igualdade (www.vozesdaigualdade.org.br). Professora do PPGDH/CEAM linha 02.

 

 

 

Maria Salete Kern Machado

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989).Pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris em sociologia urbana e literatura (1995-1996). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1977). Atualmente é pesquisadora colaboradora do depto. sol/unb da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, cidade, cultura urbana, cultura, literatura e políticas sociais. Professora do PPGDH/CEAM linha 02.

 

 

 

Lucilia de Almeida Neves Delgado

Doutora em Ciências Humanas / Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1989). Graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Atua nas áreas de: História do Brasil Republicano, Teoria Política, Metodologia da História e Metodologia das Ciências Sociais. Foi Professora da UFMG de 1978 a 1996 Na UFMG também foi Pró Reitora de Graduação no período de 1993 a 1996. Foi Professora Titular da PUC Minas de 1986 a 2010. . Participa de conselhos consultivos e editoriais de diferentes periódicos. É vice presidente da Associação Nacional de História (ANPUH). É membro titular do Comitê Gestor do Prof História da CAPES. É consultora ad hoc da CAPES, CNPq e FAPESP. Foi membro do Conselho Consultivo da Coleção Memória do Saber do CNPq. Na FAPEMIG atuou na Câmara de Ciências Humanas e Sociais e em seu Conselho Curador, do qual foi presidente. Já, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei . Professora do PPGDH/CEAM linha 03.

 

 

 

Cristiano Otavio Paixão Araujo Pinto

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Integra, no Programa de Pós-Graduação, a linha de pesquisa Constituição e Democracia (sublinha História Constitucional e Historiografia). Foi professor visitante do máster oficial em Direito Constitucional da Universidad de Sevilla (2010-2011). Concluiu estágio pós-doutoral em Historiografia na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2015) e em História Moderna na Scuola Normale Superiore di Pisa (2009). É líder dos Grupos de Pesquisa Percursos, Narrativas e Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo e Direito e História: políticas de memória e justiça de transição (Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq). É Procurador Regional do Trabalho (MPT/MPU) lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (Brasília-DF). É Conselheiro da Comissão de Anistia (Ministério da Justiça). Foi Coordenador de Relações Institucionais da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB (2012-2015). Professor do PPGDH/CEAM linha 03.

 

 

 

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós- doutorado na Université Paris VIII e na UERJ/Proped. Graduada em Psicologia pela FFCL de Ribeirão Prêto – Universidade de São Paulo (USP), especialização em Psicodrama (Inst. Psicodrama Rib. Preto), especialização em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise – Unicamp, Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora adjunto III do Inst. de Psicologia da Universidade de Brasília. Compõe o quadro permanente de docentes e orientadores do PPGDH – Programa de Pós-Graduação em Direitos humanos e Cidadania, do Centro de Estudos Multidisciplinares – CEAM/UnB. Atua na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Coordena o projeto de Extensão. Coordena o ?Laboratório de Psicologia no espaço público e suas interdisciplinaridades (LABPEP) – Ágora Psyché?. Foi diretora e Presidente do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília (EDU/UnB), de 15 de outubro de 2010 a 08 de abril de 2013.É Editora Associada da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, do IP/UnB (2013-2015). Coordenou o curso de Especialização em ?Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural” – SECADI/MEC, oferecido no âmbito do Instituto de Psicologia – UnB (2014-2015/16). Professora do PPGDH/CEAM linha 01.

 

 

 

Fim do conteúdo da página